Artesanato

Carmo do Rio Claro tem uma variedade de artesanato reconhecido e com exemplares espalhados em todos os continentes. Com o apoio da Associação dos Artesãos de Carmo do Rio Claro, simpatizantes, voluntários, imprensa e gestores do setor, todos os anos é realizada a Feira do Artesanato de Carmo do Rio Claro, um evento marcado pelas novidades e da participação de um grande número de pessoas. Os tecelões utilizam toda a sua criatividade na confecção de tecidos utilizados em  diversas peças de decoração, acessórios e vestuário. Muitas peças ainda recebem acabamento de crochê e bordado. 

A cidade possui hoje, 2 mil e 200 pessoas envolvidas com o artesanato local, incluindo os que amarram, tecem e os que vendem suas peças para outros estados do país, além de exportarem para países da Europa.

.

Culinária

A cozinha mineira encanta não somente porque é a mais característica do Brasil, sobretudo porque é feita de pratos ricos em sabor e cheios de histórias próprias. São histórias bem brasileiras que remontam à época dos escravos, o ciclo do ouro, das pedras preciosas. Em Carmo do Rio Claro o feijão tropeiro, o pão-de-queijo, o peixe frito e os doces se destacam. Quando vier aqui não deixe de experimentar!

Confira aqui as Receitas Bom Prato

As conservas de doces são fabricadas sem nenhum tipo de aditivo químico, realçando ainda mais o sabor das frutas. A variedade e a disposição das frutas nos recipientes e os desenhos feitos manualmente tornam cada vidro de conserva uma peça de arte única. Por mês são produzidas, em média, 20 mil potes de doces.

Anualmente acontece a Feira de Artesanato Local, além da Feira de Artesanato na Praça Dona Maria Goulart aos domingos. O número de tecelões cresce a cada dia na maioria das casas da cidade, o tear garante a renda da família.
 
Fonte: www.carmodorioclaromg.com.br